quinta-feira, 22 de agosto de 2013

The Bling Ring


Ontem fui assistir "The Bling Ring", novo filme de Sofia Coppola. O filme fala sobre um grupo de jovens de Hollywood que ficou famoso por saquear a casa de várias celebridades nos anos de 2008/9, roubos no valor total de cerca de 3 milhões. Os alvos? Paris Hilton, Orlando Bloom, Audrina Patridge, Lindsay Lohan, entre outros.

Baseado na história verídica, o filme retrata com muita verossimilhança o adolescente de classe média alta atual. Sem objetivo, com recursos financeiros demais e motivação de menos. Junte isso e jogue no liquidificador com acesso à drogas, bebida, celebridades, uma mídia descontrolada, um consumismo descabido e uma enorme irresponsabilidade e temos algo perfeitamente compreensível: the Bling Ring.

"OK, mas isso só acontece na sociedade americana. Essa doença, os estereótipos, isso tudo!". Ok. E a nossa sociedade baseia-se no que exatamente?


O "outsider" que vira o "cool guy"
uma das melhores cenas do filme

O culto à beleza, às celebridades, ao dinheiro e ao estilo de vida embutido é o fio que costura e liga a história toda, junto com a ausência dos pais (retratados muito bem pela mão da diretora, diga-se de passagem).

É um bom filme, não um ótimo filme. Mas é sim um bom ponto de partida para uma série de reflexões e conversas: de pais, filhos e educadores.


Rachel, a líder do grupo
 
Emma Watson interpreta Nicki




Nenhum comentário:

Postar um comentário